segunda-feira, 6 de março de 2017



Filme Telecurso: Imperialismo



Significado de Imperialismo

O que é Imperialismo:
Imperialismo é uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.
Os primeiros exemplos de imperialismo como política de expansão territorial são o Egito Antigo (estado Hitita), Macedônia, Grécia e o Império Romano. Mais tarde, na Idade Média, os Turcos e o Islão foram grandes potências imperialistas.
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial. No entanto, no colonialismo, os países colonizados perdiam a sua soberania e o controle político e eram anexados ao país dominante. No caso do imperialismo, há uma influência exercida de modo formal ou informal, política ou economicamente, não havendo sempre a anexação do país que recebe a influência.
O imperialismo europeu demonstrou a sua força ao dominar muitos países, principalmente na África e Ásia. Uma característica dos países imperialistas é que o seu domínio sobre outro país era justificado através de três explicações: o etnocentrismo, que indicava que alguns povos eram superiores a outros; o racismo e o darwinismo social (uma interpretação equivocada da teoria da evolução), que explicavam o poder dos mais fortes sobre os mais fracos graças à seleção natural. Os países imperialistas procuravam obter três coisas: matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata.
No final do século XIX, os países imperialistas se lançaram numa corrida pela conquista global, o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando início à nova era imperialista. A I Guerra Mundial terminou com o imperialismo alemão e italiano, mas deu origem à luta pela conquista dos mercados e a um novo tipo de imperialismo: o imperialismo ideológico e de classes. Esse tipo de imperialismo foi uma das origens da Segunda Guerra Mundial. Quando a II Guerra Mundial terminou, o imperialismo colonial perdeu força, graças à libertação política das antigas colônias.

O estudo do neo-imperialismo foi realizado por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Naquela época, um país imperialista era aquele que dominava economicamente o outro, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava.

Fonte:https://www.significados.com.br/imperialismo/

45 comentários:

  1. muito obrigado professora, eu consigo entender muito mais pelo telecurso do blog, e pelas explicaçoes do vídeo que indicou do Imperalismo (Felipe 9A) bjosss

    ResponderExcluir
  2. Ana Luiza 9°ano a N°02
    O imperialismo foi que uma politica de dominação e expansão de territórios ,e aconteceu logo depois da revolução industrial onde vários ficaram desempregados e tiveram que migrar a outros paises.O imperialismo foi também uma das causas da 1 Guerra mundial onde países não estavam satisfeitos com a divisão territorial.E teve deu fim no seculo XIX

    ResponderExcluir
  3. Renan Rossini 9B.

    Então eu entendi que imperialismo é política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras. E concerteza se formos perguntar para alguns se eles tem decedentes de outros países vão responder que sim.

    ☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆

    ResponderExcluir
  4. Renan bolfarini Rossini 9B

    política de expansão e domínio territorial, e econômico de uma nação dominante sobre outra . E provavelmente se perguntarmos para alguma pessoas se tem familiares estrangeiros concerteza a resposta vai ser sim

    ResponderExcluir
  5. Professora eu sou o Davi do 9°B e eu Entendi que o imperialismo tem o seu auge no século 19 e que o imperialismo ocorre pela busca de novos mercados e a obtenção de matérias-primas os responsáveis pela corrida imperialista entre os países europeus e que a utilização mais intensa das máquinas fazia com que mais trabalhadores ficassem desempregados e que a África por conta disso foi dividida entre as potências europeias colonialistas

    ResponderExcluir
  6. Luiza Hidaka / Filipe cavalcante / Número 5 / 9°B

    O que eu entendi foi:
    O imperialismo é a influência de um país sobre outro(Geralmente de terceiro mundo) tanto na cultura, Política, territórios e Economia. Intensificou-se na segunda metade do século XIX entre os países europeus, com o sucesso da revolução industrial, toda europa sentiu a necessidade de vender sua mercadoria para outros países e obter suas matérias-primas, No entanto a revolução industrial trouxe o desemprego, então assim muitos europeus imigraram para a Ásia e américa.

    Se eu não estiver certo me corrija por favor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi que as grandes revoluções industriais, levou os países europeus a irem atrás de obras-primas e vender seus produtos para outras nações, outra consequência das revoluções foi que causou um enorme desemprego, levando os europeus a imigrarem par outros países em busca de vidas melhores. Por estes motivos, a Europa começou a procurar novas terras a serem colonizadas, para terem mais lucro e matérias-primas, países como França, Itália, Bélgica e Portugal que dominaram principalmente quase toda a África, porém além da Europa, haviam países como Estados Unidos e Japão, que também entraram nessa corrida imperialista, ao contrário dos países europeus, eles foram atrás de outros países da América Central e as Filipinas.

    ResponderExcluir
  8. Bom eu entendi que não se tornaram imperialista só pelo fato de encontrá novos mercados consumidores e fornecedores porque a mesma indústria que trouxe a riqueza trouxe a miséria porque a utilização mais intensa das máquinas gerava um número mais de desempregados para resolver o problema dos desempregados os mesmos países que compravam os produtos industrializados dos europeus tinham que receber também os desempregados foi assim q começou a imigração europeia do século XIX

    Nome:Thalia Dos Santos Lira 9°A

    ResponderExcluir
  9. Kaio 9anoB O imperialismo é a influência de um país sobre outro(Geralmente de terceiro mundo) tanto na cultura, Política, territórios e Economia. Intensificou-se na segunda metade do século XIX

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu aprendi que o Imperialismo/Neocolonialismo, foi um movimento de expansão territorial,cultural e econômica de nações europeias sobre as outras a partir do século XIX. A exploração das potências imperialistas tem relação com a Revolução Industrial, a razão disso é porque o crescimento do número de indústrias estimulou a busca de matérias-primas, que estavam em falta na Europa. Uma das consequências, foi o desemprego. Que resultou com os Europeus imigrando para outros países, para finalmente, melhorarem suas vidas.

    Nome: Isabelly
    Série: 9°B

    ResponderExcluir

  11. Rafael Gomes 9ano B
    política de expansão e domínio territorial, e econômico de uma nação dominante sobre outra . E provavelmente se perguntarmos para alguma pessoas se tem familiares estrangeiros a resposta é sim.


    ResponderExcluir
  12. oi professora, muito bom esse telecurso, indica mais pra gente, eu realmente aprendi com ele, obrigado pelo video e as explicaçoes (Felipe A 9B)

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que Imperialismo é a influência de um país sobre outro. Esses países procuram obter matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata. E que as indústrias passaram a produzir mais mercadorias que toda a Europa pudesse consumir, por isso tiveram que tentar expandir seu território para vender as mercadorias .
    Aprendi que com as Revoluções Industriais muitas pessoas ficaram desempregadas, e isso causou muitas emigraçoes, até mesmo para o Brasil.
    Esther, 9-A

    ResponderExcluir
  14. Nicolas Ribeiro 9 B n30

    imperialismo basicamente é o poder de uma nação sobre sendo que, a que foi dominada fica dependenti da conquistadora, tanto na cultura principalmente economia e outros. ficou mais forte no seculo XIX (19)logo depois do termino da revolução industrial, os europeus precoce em vendas de suas mercadorias para ter sua materia-prima, comm toda essa revira volta teve muitos casos de desempregos, assim fazendo os europeus tentarem a "sorte" nas outras colonias asiaticas e europeias.

    ResponderExcluir
  15. Olá professora sou a Mayara do 9B, bom eu entendi que imperialismo era o sistema do governo ou a prática que a expansão territorial de um país custava da subordinação econômica polícia e cultural dos paises restantes e a que a forma de governo em que o império é constituído por um só estado, basicamente foi isso que eu entendi

    ResponderExcluir
  16. João Amorim - 9° ano C (2019) - Escola Estadual Profº Luiza Hidaka
    IMPERALISMO: Aprendi que o Imperialismo foi uma corrida entre países principalmente europeus durante os séculos XIX e XX por motivações econômicas para obtenção de poder, matéria-prima, mão de obra barata ou um mercado consumidor em que utilizaram como justificativa para tais atos a civilização e a dos "MONGOLÓIDES" (Índios e Asiáticos) e os 'NEGRÓIDES" (Africanos), de acordo com a Teoria de Darwin.
    Após um tempo outros países quiseram também participar desta exploração, (como por exemplo a Alemanha que acabara de se tornar um país e deixara de ser Prússia e a Itália) e resolveram dividir a África formalmente entre as potências, sendo este encontro denominado "Conferência de Berlim"(entre 1884 e 1885). As maiores potências, como Inglaterra e França ficaram com maiores territórios.
    A Inglaterra, por exemplo queria tanto poder que entrava em guerras contra países que não cooperassem para o seu crescimento, como o caso da China, que foi obrigada a assinar acordos horríveis para liberação de portos e venda de produtos ingleses na China. Houve duas guerras (Guerra do Ópio ou Guerra Anglo-Chinesa) por conta da resistência chinesa contra a invasão inglesa e gerando a posse de Hong Kong para os ingleses, assim explicando a tamanha ocidentalização de Hong Kong.
    Com a Revolução Industrial, os países produziam mais do que consumiam, o que gerou muita exportação e logo após haveria uma globalização. Porém, com muitas máquinas trabalhando, o número de funcionários desceu, fazendo com que houvesse um número muito alto de desempregados na Europa, fazendo com que um grande número de europeus imigrem para países como o Brasil, EUA e Canadá.

    João Amorim
    Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=Op94a2B4Pm0
    https://www.youtube.com/watch?v=8OZhwSCp_Z8
    https://www.infoescola.com/historia/imperialismo/
    https://brasilescola.uol.com.br/historiag/neocolonialismo.htm
    https://www.youtube.com/watch?v=W9Le8TH-zC0
    https://canaldeatividadesdasaulasdehistoria.blogspot.com/

    "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

    João 15:13"



    Suzano, 11 de Fevereiro de 2019

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que no século XIX os países europeus se tornaram imperialistas, e as revoluções industriais foi o que levou esses países a vender seus produtos para outros territórios e ir atrás de obras primas. Isto causou o desemprego comercial desse modo os europeus decidiram imigrar para outros países em busca de melhores condições de vida.
    Foi o que eu aprendi com esse vídeo.
    LISA MEDEIROS 9°B

    ResponderExcluir
  18. Max Hiroshi Nishikawa dos Santos 9°C

    Eu entendi que o imperialismo é ato de expansão de terras de determinado país,para aumentar seu mercado,obter mais matéria-prima,e diminuir a taxa de desemprego,que durante a revolução industrial estava muito alta na Europa.
    Com os europeus passando necessisades,eles migram para outros países em busca de emprego

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que o imperialismo começou na Europa no seculo XIX, onde com o surgimento das indústrias, uma grande parte dos seus trabalhadores acabaram imigrando para outros países do mundo, na América do Norte e na América do Sul. A Europa precisava ampliar seus domínios, e assim alguns países europeus colonizaram a África, Ásia e Oceania, mantendo assim sua soberania imperialista.

    Lucas Zimmermano Faria 9ºC

    ResponderExcluir
  20. bom, eu aprendi que o imperialismo teve seu auge na metade do século 19 e foi uma política de expansão e domínio territorial,cultural e econômico de uma nação sobre outras que ocorreu logo depois da revolução industrial, no entanto a revolução industrial trouxe o desemprego para diversas pessoas, as mesmas migraram para regiões como a Ásia e a América Guilherme Leal 9B >3<

    ResponderExcluir
  21. Eu aprendi que, entres os anos "60 e 70" pichações eram comum sobre o Imperialismo no Brasil e outros países, no mundo todos queriam lutar contra o Imperialismo.
    O Verdadeiro significado do Imperialismo é uma época e dominio de territorios, Cultural e Economico de uma naçao sobre outros. Os Burgueses Europeus se tornaram Imperalistas, pois tiveram necessidade de mercados comunidaores e fornecedores de Materia-Prima. Mas a mesma Industria que trouxe riqueza, trouxe a pobreza, pois eles substuiram as pessoas que trabalhavam nessas Industrias, por Maquinas. Isso gerava o desemprego, a miseria veio da Intabilidade Social, era os Burgueses Europeus não queiram. Eles fizeram assim, "os mesmo paises que comprarem os produtos Industrializados dos Europeus e fornecem Materia-Prima, tinham que receber os Desempregados! (Felipe 9A)

    ResponderExcluir
  22. Luiza Hidaka Nicolas Henrique 9B

    Eu Entendi Que O Imperialismo Começou No Seculo XIX Nesse Tempo a Europa Estava No Auge Da época é Muitas Maquinas Muitos Produtos Isso Fez Que A Mesma Industria Que Trouce A Riqueza Trouce A miséria
    é Trouce Muitos Desempregados e Graças a Isso aconteceu a Migração Europeia Do Seculo XIX, Entre 1835 a 1914 60 Milhões De europeus emigram Da Europa 1876 Nesse Ano Começou A conferência Internacional De Bruxelas é Isso Pois O Vídeo Acaba

    ResponderExcluir
  23. Geovana B. 9°B

    Imperialismo é uma política de expansão e domínio dos territórios,cultural e econômico de uma nação sobre as outras.
    O Imperialismo moderno teve seu auge no século XIX.
    A revolução industrial foi bem sucedida,as fábricas e máquinas produzem até mais do que a Europa pode consumir,por esse motivo foi preciso procurar outros mercados para que obtivesse a compra desses produtos e para ter matérias primas.
    Os burgueses europeus se tornaram imperialistas e a mesma indústria que os levaram a riqueza também levou a pobreza,e os mesmos países que consumiam esses produtos tiveram que receber esses desempregados. E assim teve o início da Imigração Europeia no século XIX. E muitos desses imigrantes se espalharam pelos países. Então muitas famílias obtem descendentes de Portugal,França,Espanha e etc

    ResponderExcluir
  24. Eu entendi que o imperialismo foi a expansão e o domínio territorial de uma nação para a outra. Isso ocorreu por conta da procura de novos mercados para serem explorados seus recursos naturais e mercado consumidor, gerando assim mais riqueza para nação empreitada nessa jornada.Larissa 9b

    ResponderExcluir
  25. Eu aprendi que o Imperialismo é a influência estrangeira de um país no outro.
    Na metade do século 19, a Europa se tornou o continente mais poderoso, porque a revolução industrial foi um sucesso, ela trouxe muita riqueza,mas ela acabou trazendo miséria. Porque com o uso mais frequente de maquinas, o desemprego aumentou.
    E a solução foi obrigar os países que recebiam produtos industrializados da europa a receber europeus desempregados em seu território, e foi assim que começou a grande imigração europeia do século 19

    Nome: Pedro Resende Baptista 9°C


    ResponderExcluir
  26. O imperialismo também pode ser definido como a influência estrangeira no país,principalmente num país de terceiro mundo.
    Ele se intensifica entre os países europeus a partir da segunda metade do século XIX,a partir disto a Europa se torna o continente mais poderoso do mundo.
    as fábricas europeias produziam muito com a ajuda de máquinas e isso gerou o desemprego entre trabalhadores. Para consertar isso os mesmos países que compravam os produtos industrializados dos europeus e forneciam matérias-primas tinham que receber também os desempregados. Foi assim que começou a grande imigração europeia do século XIX.


    Bianca de Oliveira Acosta,9B

    ResponderExcluir
  27. Eu entendi que no século XIX os países europeus se tornaram imperialistas e isso foi o que levou esses países a vender seus produtos para outros territórios e ir atrás de obras primas. Isto causou um grande número de desemprego comercial, desse modo os europeus decidiram imigrar para outros países em busca de melhores condições de vida.
    Lisa Medeiros 9° B

    ResponderExcluir
  28. O imperialismo é um método egocêntrico de querer ter domínios sobre outros países para benefício próprio.
    Ocorreu na época de Segunda Revolução Industrial onde também foi o acaso para que acontece-se a primeira Guerra Mundial.
    Sendo assim com essa política de expansão, onde as colônias deveriam ter apenas seus próprios conceitos e idioma local, com isto houve uma mescla, onde em uma só colônia pode haver culturas e idiomas diferentes, indicando por qual foram colonizados.

    Laura vitória 9 ano B

    ResponderExcluir
  29. raphael 9c
    entedi que o imperialismo é o domínio de um país sobre outro político, social e econômico ,com isso veio o etnocentrimo, o racismo e o darwinismo social.
    E que que a Inglaterra teve um gande domínio sobre a áfrica e asia

    ResponderExcluir
  30. Eu entendi que o Imperialismo é o domínio territorial de uma nação sobre a outra.
    O imperialismo ocorreu na época da segunda revolução industrial. Os países imperialistas era o Egito Antigo, Macedônia, Grécia, Império Romano e é um pouco mais tarde os Turcos e os Islao. Eles queriam obter a sua própria matéria-prima e vender para outros países

    Nicole Vitória 9°A

    ResponderExcluir
  31. O imperialismo é um método egocêntrico de querer ter domínios sobre outros países para benefício próprio.
    Ocorreu na época de Segunda Revolução Industrial onde também foi o acaso para que acontece-se a primeira Guerra Mundial.
    Sendo assim com essa política de expansão, onde as colônias deveriam ter apenas seus próprios conceitos e idioma local, com isto houve uma mescla, onde em uma só colônia pode haver culturas e idiomas diferentes, indicando por qual foram colonizados.

    Laura vitória 9 ano B

    ResponderExcluir
  32. João victor 8B

    Eu entendi que o imperialismo é uma politica de expansão e isso tem seu lado bom e seu lado ruim. O lado ruim é que devido a todas essas maquinas surgiram muitos desempregados e pelo lado bom é que as maquinas estão ajudando muito os comércios

    ResponderExcluir
  33. Obrigado professora aprendi o que e o imperialismo ryan gabriel 9c

    ResponderExcluir
  34. Luiza Hidaka/Rayssa de Lima 9°C

    O imperialismo é a influência estrangeira, principalmente em país de terceiro mundo,teve seu auge no século xix que tem os países europeus como seus principais agentes.A mesma indústria que trouxe riqueza também trouxe a miséria,porque quanto mais máquinas trabalhando mais desempregados,e para resolver esse problema os países que compravam os produtos industrializados e forneciam matéria-prima tinham que receber também um desempregado

    ResponderExcluir
  35. sou o matheus 9°b entendi que imperialismo e uma politica de expansão e domínio territorial ,cultural e econômico de uma nação sobre outras nao foi so as necessidades de encontrarem novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima que fizessem que os burgueses europeus se tornassem imperialista e partissem em busca de novas terras,a mesma indústria que trouxe a riqueza trouxa tambem a miséria isso porque a utilização cada vez mais intensa das maquinas geravam um numero cada vez maior de desempregados e pra eles resolverem esse problema de milhões de europeus desempregados os mesmos países que compravam os produtos industrializados dos europeus e forneciam matéria-primas tinham que receber tambem os desempregados tinham que receber tambem os desempregados foi assim que começou a grande imigração europeia do século XIX

    ResponderExcluir
  36. Eu entendi que os imperialistas europeus a irem atrás de outras de obras-primas e vender seus produtos para outras nações e a revoluções foi que causou desemprego para o europeus e fez que eles imigrarem para outros países para procurar novas terras e vidas boas da imigração começou no século XIX e também os europeus queria mais lucro e matérias-primas, em outros países como Portugal,França, Itália e Bélgica

    Nome:Caio Luís Magalhães da Conceição 9°C

    ResponderExcluir
  37. Jamile 9°C

    Pelo que eu entendi, o imperialismo é uma política de expansao territorial, isso para aumentar sua área do mercado comercial

    ResponderExcluir
  38. Nome:Emily Miyuki Urano N°:2 9°C

    Eu aprendi que os paises imprerialismos procuravam:matéria-prima,mercado consumidor e mao de obra barata.E no final do século XIX,os imperialistas lançaram uma corrida pela conquista global,e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial.A I Guerra Mundial com o alemão e o italiano.O tipo de imperialismo foi das origens da Sugunda Guerra Mundial.A II Guerra Mundial terminou,o imperialismo colonial perdeu forças,e libertou à política das antigas colônias.
    E foi realizado por ingleses e franceses no início do século XIX.

    ResponderExcluir
  39. Kethellyn 9a
    Imperialismo é um domínio territorial, cultural e econômico de um país sobre outros
    O imperialismo moderno pode ser chamado também como neocolonialismo, por ter muitas semelhanças com o regime entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.
    O imperialismo europeu mostrou sua força ao dominar sobre muitos países naÁfrica e Ásia.

    ResponderExcluir
  40. eu entendi que o imperialismo é uma influencia estrangeria que acontece em paises(imigração),no seculo 19(XIX)na europa ouve o imperialismo,isso aconteceu por conta das maquinas,a europa queria mais lucro e obra-prima, muitas das empresas estavam evoluindo com maquinas para trabalhar assim muitas pessoas acabavam ficando desempregadas , os desempregados e suas familias mudavam para outros paises para encontra empregos ou seja refugio.
    Nome:Giovanna Bavaroty Costa
    serie: 9 ano C

    ResponderExcluir
  41. Isabela Monteiro Sinkus Marques 9C

    O que foi o imperialismo?

    O imperialismo foi o aumento de produção da Europa resultando em desemprego excessivo.
    A Europa no seculo XIX teve uma acelerada industrialização, os Europeus estavam contentes pela grande produção, porém muitos eram substituídos pelas maquinas recém chegadas.
    Todos esses desempregos resultaram em um povo pobre e faminto no qual sua unica opiçao era a imigração, praticamente todos os desempregados migraram para a America, com essa imigração da Europa para a America ocorreu a miscigenação de povos. O Brasil é um bom exemplo da miscigenação, pois boa parte dos Brasileiros tem um parentesco Europeu.

    ResponderExcluir
  42. eu aprendi que o imperialismo teve seu auge na metade do século 19 e foi uma política de expansão e domínio territorial,cultural e econômico de uma nação sobre outras que ocorreu logo depois da revolução industrial, no entanto a revolução industrial trouxe o desemprego para diversas pessoas, as mesmas migraram para regiões como a Ásia e a América Guilherme Leal

    ResponderExcluir
  43. O imperialismo teve seu auge na metade do século 19 e foi uma política de expansão e domínio territorial,cultural e econômico de uma nação sobre outras que ocorreu logo depois da revolução industrial, no entanto a revolução industrial trouxe o desemprego para diversas pessoas, as mesmas migraram para regiões como a Ásia e a América Aluno: Joseph 9A

    ResponderExcluir
  44. Eu entendi que o imperialismo é uma expansão que se refere a o dominio e a expansão territorial economica de um povo ou nação, um dos fatores que fizeram acontecer o imeperialismo foi a falta de mercados de compras e fornecedores de matéria-prima que fez com que os burgueses europeus partissem a procura de novas riquezas fora de sua zona de conforto,a empreza que trouxe maior parte de riquezas tambem acabou trazendo uma grande desigualdade e desemprego, pois quanto mais eles substituiam os humanos pelas maquinas gerou um grande numero de desempregados.com tudo isso acabou começando a grande imigraçao europeia, que ocorreu no século XIX, os paises que possuiam maior lucro em materia prima são: Portugal, França, itália e Belgica.
    -
    Guilherme Martins 9° ano C
    sexta feira,
    21:57

    ResponderExcluir
  45. Celso Borges 9°C

    Bem eu entendo que o imperialismo moderno(ou neo colonialismo) é quando um pais traz sua influência em outro pais, seja territorial, política e cultural. O neo colonialismo surgiu no século 19 na Europa.

    ResponderExcluir