sexta-feira, 22 de maio de 2015

MESOPOTÂMIA

Filme Telecurso: Mesopotâmia
 



ARTE


MESOPOTÂMIA

           ESCRIBAS



                                       

                                                     ESCRITA CUNEIFORME

MESOPOTÂMIA

ZIGURATE





                                                                   ARTE



quarta-feira, 20 de maio de 2015

CURIOSIDADES




21 CURIOSIDADES SOBRE A MESOPOTÂMIA

A Mesopotâmia é uma região entre os rios Tigre e Eufrates, no território do atual Iraque. Mesopotâmia quer dizer “terra entre rios” (do gregos “mesos”, que significa “entre”; e “potamus”, que quer dizer “rios).

Os rios Tigre e Eufrates nascem no leste da Turquia, atravessam o território do atual Iraque e desembocam no Golfo Pérsico.

A Mesopotâmia é parte de uma região por muitos chamada de Crescente Fértil. O Crescente Fértil compreende os atuais Iraque, Síria, Israel e Egito. Ela tem o formato de um arco que muito lembra uma lua crescente.

Tudo indica que as primeiras civilizações da história surgiram nessa região, bem como às margens do rio Nilo. Alguns historiadores consideram que também foi lá que apareceram a agricultura, a criação de animais e a escrita.

A Mesopotâmia foi habitada por diversas civilizações, entre elas os sumérios, os assírios e os babilônios. Por lá também passaram hebreus, persas, gregos e mongóis.

As principais cidades da Mesopotâmia foram Ur, Uruk, Nínive, Babilônia, Akkad, Kish, Hatra, Babel, Acádia e Nimrud.

Os povos que habitaram a Mesopotâmia falavam línguas semitas, um conjunto linguístico do qual fazem parte o hebraico e o árabe. Entre as línguas semíticas, vale lembrar do caldeu, do assírio, do acadiano e do ugarítico.

O primeiro povo a dominar a Mesopotâmia foi o sumério. Ele se fixou próximo ao Golfo Pérsico, no sul da região. Fundaram cidades como Ur, Uruk e Lagash.

Foram os sumérios que desenvolveram a escrita cuneiforme em 3 500 a.C., um tipo de escrita feita com objetos em forma de cunha. Os primeiros registros foram feitos em tabuletas de argila.

A Suméria foi dominada pelos acádios e, mais tarde, pelos amoritas, que criaram o Primeiro Império Babilônico.

O Império Babilônico tinha como capital a cidade da Babilônia, vindo daí o nome do Império.

Com a decadência da Babilônia, a Mesopotâmia foi totalmente dominada pelos assírios. A primeira capital do Império Assírio foi Assur. Depois, foi a vez de Nínive ser a capital.

Os babilônicos dominaram Nínive e subjugaram os assírios, fundando o Segundo Império Babilônico. Esse império também foi chamado de Império Caldeu. Foi nessa época que foram erguidos os míticos jardins suspensos da Babilônia.

Os jardins suspensos da Babilônia foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. Dizem que foi um presente do rei Nabucodonosor à sua esposa. Uma curiosidade muito interessante: Os jardins suspensos da Babilônia continham berinjelas, cebolas, pepinos e árvores frutíferas.

Babilônia foi dominada pelo líder persa Ciro II no ano de 539 a.C., transformando-a em província de seu império. Mas tarde foi a vez dos macedônios conquistarem a região.

O cativeiro da Babilônia foi a deportação em massa de judeus para a Babilônia, ordenada por Nabucodonosor II, o mais poderoso rei da Babilônia. Consta que durou 70 anos, só terminando com a conquista da região pelos persas.

Os templos mesopotâmicos mais comuns eram os zigurates. Os zigurates tinham forma de pirâmide planada, com camadas construídas umas sobre as outras. O zigurate mais conhecida da história é a torre de Babel, localizada na cidade de mesmo nome. A torre de Babel é citada no mito bíblico sobre as origens das línguas.

O mito do dilúvio universal provavelmente surgiu na Mesopotâmia. Ele é conhecido por muitos historiadores como parte da Epopeia de Gilgamesh. Outro mito hebraico que também pode ter origem na Mesopotâmia é o da criação do mundo.

Foram os caldeus que estabeleceram a divisão do ano em 12 meses, da semana em 7 dias, da hora em 60 minutos e do minuto em 60 segundos.

O Código de Hamurábi foi um conjunto de leis criado na Mesopotâmia pelo rei Hamurábi. Um dos pontos principais do código foi a lei de talião, a famosa lei do “olho por olho dente por dente”.

O Código de Hamurábi, rei da antiga Babilônia, continha leis sobre a fabricação e a comercialização da cerveja, além de deveres e direitos dos frequentadores das tabernas.


http://www.maiscuriosidade.com.br/21-curiosidades-sobre-a-mesopotamia/




Rios: Tigre e Eufrates

Pode ser que hoje, para nós, um rio não signifique muita coisa. Já passamos por milhares de anos de história humana, construímos cidades, desenvolvemos a Indústria, fomos para a Lua, criamos tecnologias que nos permitem ver, em tempo real, alguém que está do outro lado do mundo. Mas tudo isso foi possível graças à engenhosidade de civilizações que viram em um rio e suas margens a possibilidade de sobrevivência e desenvolvimento. Veja abaixo o sistema de irrigação fantástico para a época.







Encontre pelo menos 5 erros que estão presentes na imagem dessa cidade:





ESCRITA CUNEIFORME

Escreva seu NOME em CUNEIFORME, a escrita dos povos da Mesopotâmia.

Siga os seguintes passos:

1- Acesse o site clicando no link:http://www.penn.museum/cgi/cuneiform.php

2- Após o clique você terá acesso a uma página semelhante a esta abaixo.

3- No primeiro espaço escreva seu nome completo

4- No espaço 2 escreva as iniciais do seu nome.

5- Clique no botão vermelho [Inscrible] e pronto. O seu nome irá aparecer.

 Para gerar o seu nome você tem que acessar o site clicando aqui:  




OS ASSÍRIOS E SUAS ARMAS

Os Assírios ficaram conhecidos pelo seu exército. Eram soldados extremamente treinados, organizados e muito bem armados. Inclusive, são creditados como inventores dos carros de combate, adaptado das carroças sumérias.





A crueldade era sua arma principal. Para demarcar seu território recém-conquistado, possuíam um sistema bem característico: empalavam os guerreiros inimigos com lanças, introduzidas pelo ânus até saírem pela boca, e os fincavam no chão. Era como uma cerca de corpos. Também criavam métodos para "alertar" inimigos, como cortar mãos, orelhas ou furar olhos de mensageiros, ou súditos de reis inimigos. Costumavam até enterrar vivos seus prisioneiros.
Outro sistema usado pelos assírios se mostrou eficiente para evitar rebeliões. Todas as pessoas dos povos conquistados eram espalhados pelas cidades, de forma a não manterem contato entre si. Esse modelo foi copiado por outros povos mais tarde.
Devido a tudo isso, histórias e lendas sobre a crueldade dos assírios se espalharam pelos arredores, aumentando ainda mais sua fama.